
No futebol mexicano começa a desenhar-se um fenómeno semelhante ao que já temos vindo a observar na Arábia Saudita. Vários craques de craveira internacional estão a rumar ao campeonato do México. Embora o país não disponha do poder financeiro dos gigantes do Médio Oriente, os clubes mexicanos têm vindo a atrair investimentos externos que lhes permitem convencer jogadores de renome a darem uma nova dimensão ao campeonato. Martial junta-se à constelação no México.
Desde que chegou ao Toluca no verão de 2024, Paulinho, antigo jogador do Braga e do Sporting, onde se sagrou campeão nacional duas vezes, tem sido um dos destaques da Liga MX. Foram 32 golos em 46 jogos na época passada, que lhe valeram o prémio de melhor jogador e melhor marcador do campeonato, aliados ao título de campeão nacional.

O médio Ricardinho, ex-Santa Clara, fecha a, pois, curta lista dos jogadores portugueses que atuam no campeonato mexicano. O criativo mudou-se para o FC Juárez este verão, após ter sido destaque da formação do Açores na temporada passada, e uma das boas surpresas do campeonato português.
A influência do futebol português no México não fica por aqui. Para além dos dois até aqui referenciados, também Cristian Borja, lateral do Club América, teve passagens no Sporting e SC Braga. Robson Bambu, central do Atlético San Luis, deixou o SC Braga durante este mês, e também teve uma passagem pelo Arouca. Por fim, Puma, antigo extremo do Famalicão, e Oscar Estupiñan, avançado ligado ao Vitória SC durante cinco épocas, fazem hoje companhia a Ricardinho no elenco do FC Juárez.
Outro atleta, também conhecido no futebol português, é Jhonder Cádiz, conhecido pelas passagens no Nacional, Moreirense, Vitória FC e, mais recentemente, Famalicão. O avançado saiu de Vila Nova até ao Pachuca.
Um dos exemplos mais evidentes desta tendência é o CF Monterrey, clube que esteve no Mundial de Clubes e que, nos últimos tempos, se destacou pelas contratações de peso no mercado internacional. O reforço mais recente foi Anthony Martial, anunciado na última semana, mas a lista já incluía nomes de grande impacto, como o icónico Sergio Ramos, além de Sergio Canales, Lucas Ocampos e os antigos jogadores do FC Porto, Óliver Torres e Jesús Corona.

Outra das contratações mais sonantes foi o internacional português William Carvalho, que assinou com o Pachuca, depois de rescindir com o Real Bétis. No novo clube juntou-se a outros internacionais conhecidos mundialmente como Enner Valencia, que passou por inúmeros clubes nas principais ligas da Europa. Também Kenedy, outrora promessa do Chelsea. Além de, mencionado anteriormente, Jhonder Cádiz.

A constelação de estrelas espalhadas pelo México não se esgota. Allan Saint-Maximin, hoje ao serviço do Club América, Ángel Correa e o goleador André-Pierre Gignac, ambos no Tigres. O galês Aaron Ramsey está, atualmente, no U.N.A.M., e James Rodríguez, ex-FC Porto e Real Madrid, que joga no Club León, juntam-se ao conjunto de nomes pesados do futebol mexicano.

Martial junta-se à constelação no México

A vida não tem corrido bem aos líderes da Série A da Liga 3, que não conseguem distanciar-se da concorrência. O primeiro classificado Trofense não ganha há três jornadas, enquanto o segundo lugar, Braga B, continua assombrado com os jogos fora de casa, onde ainda não conseguiu vencer esta época. Os líderes da Série A [...]

Apenas na segunda temporada ao serviço do Toluca, o avançado português já se sagrou o melhor marcador da liga mexicana três vezes. No último jogo frente ao Club América, Paulinho voltou a 'mostrar os dentes' e terminou o 'Apertura' com 12 golos em 14 jogos. Desde que aterrou em solo mexicano, o antigo avançado do [...]

Aos 24 anos (completa 25 esta quarta-feira, dia 12) Mariana Machado já tem no currículo quatro Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Longo. É, por isso, uma das grandes favoritas para a edição deste ano, que irá realizar-se em Lagoa, Algarve, nos dias 22 e 23 de novembro. Competição que, para a bracarense, servirá também de rampa [...]

O Motor Clube, que em 1974 era um simples clube de motocrosse, foca-se atualmente no futebol e disputa a 1ª Divisão da AF Leiria. Mas a prioridade é, por agora, desenvolver as camadas jovens para manter a competitividade da sua equipa sénior a longo prazo. O Motor Clube nasce como um clube de motocrosse, em [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.