Papa Francisco: um eterno ‘Cuervo’
O primeiro Papa sul-americano morreu, aos 88 anos, um dia depois do Domingo de Páscoa. O Papa Francisco faleceu um dia depois de ter comparecido e ter discursado num dia tão especial para a Igreja Católica Apostólica Romana. Jorge Bergoglio sempre foi um adepto do futebol e nunca escondeu a sua paixão pelo San Lorenzo, clube de Buenos Aires, na Argentina. Depois de ter sido escolhido como novo Pontífice, o clube do coração de Bergoglio passou, então, a ser apelidado de “Clube do Papa”. Papa Francisco: um eterno ‘Cuervo’.
O Papa Francisco nunca escondeu a sua paixão pelo futebol e o amor pelo clube do coração. Adepto e sócio dos azuis e encarnados da capital argentina, desde muito pequeno que Jorge Bergoglio ligou a sua paixão ao futebol, especialmente ao San Lorenzo. O pai incutiu, desde cedo, ao filho que viu nascer em 1936, a paixão pelo desporto e pelo clube, onde ainda chegou a jogar basquetebol.
Foi apenas com dez anos que Jorge Bergoglio celebrou o primeiro título nacional, ao lado do pai e de um dos irmãos, diretamente das bancadas do velhinho Gasómetro. Em 1946, o San Lorenzo sagrou-se campeão argentino pela segunda vez e Francisco ainda sabia citar o onze inicial daquela equipa liderada pelo trio dourado formado por René Pontoni, Armando Farro e Rinaldo Martino.
Nesse dia da consagração, Jorge e os familiares acabaram, então, por se juntar à festa dos campeões dentro do relvado do estádio. O futuro Papa já tinha, então, o San Lorenzo no coração e viria a partilhá-lo, mais tarde de forma mais clara, com Deus.
Em dezembro de 1961, a tragédia bateu à porta da família do Papa Francisco. O pai Mário Bergoglio foi com o irmão de Jorge a um jogo do San Lorenzo – 3-0 ao Boca Juniors na última ronda do campeonato – e viria a falecer, aos 53 anos, no intervalo da partida devido a um ataque cardíaco fulminante. Com 25 anos, Jorge Bergoglio ficou em estado de choque mas, a partir desse episódio, resolveu ligar-se ainda mais à religião e a Deus.
Em 2008, ano do centenário dos Cuervos, Jorge Bergoglio fez-se sócio do clube do coração. Nessa altura, o Arcebispo de Buenos Aires ficou registado como o sócio 88.235, no dia 12 de março desse ano.
A verdade é que, desde esse dia, tudo mudou para o San Lorenzo e para a seleção argentina. Em 2013, no ano em que se tornou Papa, o San Lorenzo voltou, então, a conquistar um título nacional.
Pela sexta vez na história, o clube de Buenos Aires celebrou o campeonato depois de ter alcançado 33 pontos em 19 jornadas, na Apertura. Com essa conquista, o clube assegurou a presença na Copa Libertadores do ano seguinte. Ora, em 2014, devido à passagem pelo maior torneio de clubes do continente, o San Lorenzo conseguiu fazer algo histórico.
Pela primeira vez, em mais de 100 anos de existência, o clube do Papa tornou-se, então, campeão sul-americano. Feito esse que levou muitos ‘aficionados’ a converter-se à religião, por pensarem que estas conquistas aconteceram por motivos divinos.
Até porque, 7 anos depois de ser eleito Papa, a Argentina voltou a vencer uma Copa América, algo que não conseguia desde 1993. A equipa de Messi conquistou o troféu em 2021 e, depois em 2024. Mas a maior conquista da seleção alviceleste nos tempos modernos também aconteceu durante o pontificado de Francisco: em dezembro de 2022, os comandados de Scaloni venceram o Campeonato do Mundo, no Qatar. O Mundial, conquistado pela terceira vez na história da Argentina, não era ganho desde… 1986.
Corria o ano de 1998, quando Francisco foi, então, expulso do balneário do San Lorenzo. O antigo jogador e treinador do clube de Almagro, Alfio Basile, revelou que quando era técnico dos azulgrana chegou a expulsar um padre do balneário porque poderia “dar azar” aos seus atletas. O que ‘Coco’ Basile não sabia é que esse jovem padre era… o futuro Papa Francisco.
Em declarações ao canal argentino “Linea de Tiempo”, o antigo técnico do clube de Buenos Aires revelou que não gostava da presença no balneário de um jovem padre que rezava com o plantel antes dos jogos. E pediu, então, ao Presidente da altura, Fernando Miele, para o afastar do clube. “Não queria nada que pudesse desconcentrar os meus jogadores e disse ao Miele que eu ‘tomava conta’ do plantel. Se não estavam a ganhar os jogos, por que iria deixá-lo continuar a rezar com o plantel? Miele avisou-o e o rapaz seguiu o caminho dele”, contou.
Para surpresa de Alfio Basile, num reencontro com Fernando Miele, o antigo presidente revelou-lhe que o padre que afastou do balneário do San Lorenzo em 1998, era ninguém menos que… Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco: “Miele perguntou-me se tinha visto quem era o Papa e respondeu: “É o Bergoglio, é aquele que tiraste do balneário do San Lorenzo. Vou visitá-lo a Roma e vou contar-lhe (risos).”
ANTIGO PRESIDENTE E ATUAL CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO SPORT LISBOA E BENFICA, LUÍS FILIPE VIEIRA, APRESENTA O SEU PROJETO NO PODCAST FINAL CUT. O EPISÓDIO VAI ESTAR DISPONÍVEL HOJE, SEGUNDA-FEIRA, ÀS 21H30, NO YOUTUBE SPORTS TAILORS, E CONTA COM O APOIO CRAQUES.PT. Luís Filipe Vieira não tem dúvidas que, se for eleito, vai escolher alguém [...]
Pedro Gustavo leva nove golos em apenas seis jogos pelo Pedrouços, estando a ser um dos nomes em melhor forma na divisão de honra da AF Porto. Ao Craques.pt, refere ter a motivação de chegar longe na carreira. Não era a primeira vez que víamos alguém a saltar das distritais para divisões superiores e, não [...]
Após afastar-se da equipa técnica de Leonardo Jardim, o ex-analista Miguel Moita esteve à conversa no novo episódio do PodCraques sobre o trajeto no futebol e as ideias para o futuro enquanto treinador principal. O PodCraques assinalou o regresso em grande com a participação de Miguel Moita, analista da equipa de Leonardo Jardim durante mais [...]
Sob o comando do técnico Filipe Martins, de 47 anos, os transmontanos vivem um arranque de época exemplar, sem derrotas em oito jogos, e preparam-se para receber o Benfica de José Mourinho — num duelo que simboliza o novo fôlego de um clube, agora, com alma mexicana. O outono chega a Trás-os-Montes com a serenidade [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.