
Wydad Casablanca - Os “reis” do futebol marroquino
Fundado a 8 de maio de 1937, no contexto da resistência marroquina ao domínio francês, o Wydad Athletic Club nasceu com espírito combativo. E carrega-o, ainda hoje, com orgulho sobre o vermelho dos seus equipamentos. Ao longo de quase um século de história, o clube tornou-se um dos maiores do continente africano, dentro e fora das quatro linhas. Pelo que o Wydad é, com justiça, conhecido como o clube mais titulado de Marrocos. A sua sala de troféus está repleta de conquistas que impõem respeito a qualquer adversário. Soma, então, 23 campeonatos nacionais, o que o coloca no topo do futebol marroquino. Além disso, venceu 9 Taças do Trono. Wydad Casablanca – Os “reis” do futebol marroquino.
Mas é no panorama continental que o Wydad consolida, então, o seu estatuto de realeza africana. O clube já conquistou, então, por três vezes a Liga dos Campeões da CAF – em 1992, 2017 e 2022 –, afirmando-se como um dos grandes nomes do futebol africano. Tem, ainda, uma Supertaça Africana, conquistada em 2002, uma Supertaça da CAF, conquistada em 2018 e foi vencedor da já extinta Taça Afro-Asiática em 1993. Isto, para além dos troféus em competições árabes, como a Taça da União das Associações de Futebol Árabe, conquistada, então, em 1988/89.
Se há algo que distingue o Wydad da maioria dos clubes africanos é, então, a sua massa adepta. Os “Winners 2005”, ultras do clube, são reconhecidos internacionalmente pelo ambiente eletrizante que criam no Estádio Mohammed V. As suas coreografias, cânticos e a sua presença imponente fazem da casa do Wydad AC um autêntico caldeirão.

Para os adeptos, o Wydad não é só mais um clube: é um modo de vida. A relação entre os jogadores e os adeptos é forjada no amor incondicional, na resistência e no orgulho nacional. O vermelho das camisolas não representa apenas uma cor mas, antes, uma autêntica declaração de identidade.
O Wydad Casablanca já teve várias participações no Mundial de Clubes da FIFA, onde nunca foi muito além. A primeira presença foi em 2017, após vencer, então, a Liga dos Campeões da CAF. Nessa edição, o clube foi eliminado nos quartos-de-final pelos mexicanos do Pachuca, num jogo bastante disputado.
Voltaria, então, à competição em 2022, desta vez como campeão africano e também anfitrião, já que o torneio foi disputado em Marrocos. Mas o Wydad perdeu na 2ª ronda, em penáltis (1-1, 3-5 g.p.), frente ao Al-Hilal da Arábia Saudita, num dos jogos mais dramáticos da sua história recente.

Na edição de 2025, com o novo formato alargado do Mundial de Clubes, o Wydad integrou, então, o Grupo G, onde enfrentou adversários de peso, como Manchester City ou Juventus e ainda o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Foi uma campanha sem vitórias, mas a equipa demonstrou coragem, organização e uma identidade bem vincada, tendo ficado sem marca apenas frente ao gigante inglês.
O Wydad Casablanca não é apenas um clube de futebol. É uma instituição nacional, uma bandeira de orgulho para milhões de marroquinos. Com mais de 85 anos de existência, nos dias de hoje continua a emocionar, a lutar, e a inspirar os seus fiéis. Na memória dos seus adeptos vivem noites gloriosas, finais históricas e uma paixão que não conhece limites.
Por isso, enquanto houver uma bola a rolar e um estádio para encher, o Wydad AC estará lá – como rei, como lenda, como chama viva do futebol marroquino. Wydad Casablanca – Os “reis” do futebol marroquino.

Após a eliminação da Taça de Portugal frente ao AD Fafe, da Liga 3, o Moreirense FC de Vasco Botelho da Costa tem uma visita difícil ao terreno do líder isolado FC Porto. Segue-se, então, um calendário difícil onde vai enfrentar SC Braga, FC Famalicão e SL Benfica. Após um arranque excecional na Primeira Liga, [...]

Pela frente vêm duas batalhas pela sobrevivência para os tondelenses, mas, por agora, é tempo de festejar. O Tondela bateu o Vila Real, por cinco bolas a uma, garantindo o passaporte para a próxima fase da prova rainha do futebol nacional. Porém, os próximos testes da formação auriverde são tudo menos acessíveis. Primeiro, a receção [...]

Viajou da Ucrânia até Portugal, com um propósito maior do que a vida e acabou por se tornar um símbolo do clube. Agora, passados 25 anos de ter imigrado, 'Sheva' relembra as dificuldades passadas, mas também os bons momentos. Além das recordações que ficam para sempre na memória. “Eu já estou cá há muito tempo [...]

O Esmoriz, do Campeonato Sabseg da AF Aveiro, alcançou a sua primeira vitória da temporada ao derrotar o Alba por 4-2. Este resultado representa um importante alívio para a equipa, que procurava inverter um ciclo de resultados menos positivos. A equipa da casa demonstrou grande determinação desde o início, com o estreante Martim Costa a [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.