Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Cova da Piedade – do sonho à insolvência

Cova da Piedade – do sonho à insolvência

CraquesCraques|

O Cova da Piedade viveu o seu momento de glória entre 2015 e 2018, quando alcançou o futebol profissional. Em 2017/18, os “rapazes de azul-grená” chegaram aos quartos-de-final da Taça de Portugal e terminaram, então, em 9.º lugar na Segunda Liga. Hoje, após a insolvência da SAD, o clube almadense ascendeu à 1ª Divisão Distrital e prepara-se para um dos campeonatos mais intensos dos últimos anos na AF Setúbal.

Fundado em 1947, resultante da fusão entre o União Piedense e o Sporting Clube Piedense, o Cova da Piedade sempre teve o sonho de ser profissional. Mas, durante décadas manteve-se, então, nos escalões regionais, conquistando títulos na III Divisão. Foi, então, em 2015/16 que o Piedade alcançou o feito histórico de subir à Segunda Liga através da conquista do Campeonato de Portugal, na altura terceiro escalão do futebol nacional. Cova da Piedade – do sonho à insolvência.

A subida à Segunda Liga, em 2016/17, representou, então, o culminar de um projeto ambicioso liderado por Paulo Veiga. A época 2017/18 ficou marcada como o auge piedense, com o 9º lugar na Segunda Liga e a chegada aos quartos-de-final da Taça de Portugal, eliminando o Marítimo pelo meio. O Municipal José Martins Vieira foi, então, palco dos momentos mais emocionantes da história do clube.

A subida à 2ª Liga foi um dos maiores feitos do clube piedense

Estrelas que brilharam na Piedade

Luís Boa Morte, internacional por São Tomé e Príncipe, é o nome mais sonante que vestiu a camisola azul-grená. Edinho, internacional pela Guiné-Bissau, Moreira (GR), Miguel Rosa, Ricardo Aires e Bruno Pereirinha são outros jogadores que marcaram a história do clube. Estes talentos ajudaram a construir a identidade de um clube que sempre apostou na formação.

Edinho jogou no Cova da Piedade em 2019/20 e 2020/21

Entre os jogadores com mais jogos pelo Cova da Piedade no Campeonato de Portugal, destaque para um trio que deixou marca no clube. O central Ricardo Aires (88 jogos), o lateral-direito Ruben Nunes (80 jogos) e o guarda-redes Pedro Alves (61 jogos) são os jogadores com mais partidas efetuadas pelo clube azul-grená.

A queda livre até à última distrital

O declínio do Desportivo começou, então, em 2021, quando não apresentou documentação suficiente para o licenciamento. E acabou, então, despromovido à Liga 3. Em 2022 repetiu-se a situação, com nova despromoção para o Campeonato de Portugal. E em outubro de 2022, a SAD foi, então, declarada como insolvente.

Os piedenses preparam-se para disputar a 1ª Divisão da AF Setúbal mais interessante dos últimos anos

Atualmente, os piedenses vão competir na 1ª Divisão da AF Setúbal, resultado da subida na última temporada. E preparam-se para um dos campeonatos distritais mais competitivos, já que esta inclui clubes como o histórico Vitória de Setúbal, mas também Olímpico do Montijo, Fabril (com quem se estreia na 1ª jornada), Charneca de Caparica ou Pescadores da Costa de Caparica. O Cova da Piedade viveu uma das quedas mais dramáticas do futebol português. Mas, pouco a pouco, o clube ‘azul-grená’ pretende, então, reconstruir parte da história que já viveu no passado.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados