Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Unidos de Lisboa – a breve glória lisboeta na elite do futebol português

Unidos de Lisboa – a breve glória lisboeta na elite do futebol português

CraquesCraques|

O Unidos de Lisboa, um nome que ecoa na história do futebol português, viveu, então, o seu auge na década de 40 do século passado. Com três presenças consecutivas na antiga I Divisão, entre 1940/41 e 1942/43, o clube lisboeta deixou a sua marca na principal competição nacional. A origem do clube está ligada à antiga CUF.

Fundado em 1936, como um dos três emblemas criados pelo Grupo Desportivo CUF de Lisboa, o “Clube de Futebol Os Unidos” ascendeu rapidamente ao patamar mais alto do futebol nacional. Em 1940, devido a imposições por parte do Estado Novo, alterou a sua designação para Clube de Futebol Os Unidos de Lisboa. A sua presença na I Liga durante três temporadas consecutivas foi, então, considerada um feito notável. A equipa, oriunda do Bairro Padre Cruz, em Carnide, defrontou os grandes nomes da época, mostrando a sua valia e ambição. Unidos de Lisboa – a breve glória lisboeta na elite do futebol português.

Fundação e ascensão rápida

O Clube de Futebol Os Unidos, fundado como Grupo Desportivo CUF de Lisboa, em 1936, nasceu na Quinta da Calçada, em Lisboa. A partir de 1940, com a mudança de nome, o clube destacou-se e alcançou grandes feitos. Assim como a CUF, os atletas também eram trabalhadores da ‘empresa-mãe’.

A sua ascensão à I Liga, através de campeonatos distritais, foi um feito notável, demonstrando a qualidade e o empenho dos seus fundadores e atletas. Além da I Liga, o clube alcançou, então, as meias-finais da Taça de Portugal em duas vezes seguidas: 1940/41 (eliminado pelo Sporting) e 1941/42 (afastado pelo Belenenses).

As três épocas na antiga I Divisão

A presença do Unidos de Lisboa na I Liga foi um período de grande visibilidade. Nas temporadas de 1940/41, 1941/42 e 1942/43, o Unidos de Lisboa lutou pela manutenção, enfrentando desafios e superando obstáculos, sempre no Estádio Dr. Agostinho Lourenço.

Entre os melhores resultados alcançados, nota para triunfos expressivos sobre o FC Porto – 4-2 em 1941/42 e 6-2 em 1942/43 – o Vitória de Guimarães – 5-1 em 1941/42 e 14-0 em 1942/43 – e a Académica (7-4 em 1942/43). Nota ainda para o empate (3-3) frente ao Benfica, ainda no Campo Grande, em 1942/43.

A equipa mostrou resiliência, deixando, então, uma marca de relevo na história do futebol nacional. Especialmente na última temporada na I Liga, quando terminou num incrível 4º lugar, só atrás de Benfica, Sporting e Belenenses. Em 1944, com o fim da proibição de nomes corporativos, o clube voltou a integrar a CUF Lisboa. E em 1944/45, sagrar-se-ia, então, vice-campeão da Segunda Divisão.

O legado de um histórico em crise

O clube dissolveu-se, então, em 1947 por falta de terrenos, mas haveria de regressar em 1954 sob o nome Unidos de Lisboa, já ignorando as ligações à CUF. A sua breve passagem pela elite é uma recordação da sua história e potencial. O clube continua ativo, mantendo viva a chama do futebol no Bairro Padre Cruz, um histórico que merece ser recordado. A última equipa sénior jogou, então, em 2008/09, e atualmente o clube foca-se no desenvolvimento de equipas de formação.

O clube de todos e para todos

Hoje em dia, e nos últimos anos, a grande força do clube é, então, a formação. E é, também, ‘acolher’ os locais e direcioná-los para as escolhas certas no dia-a-dia. O clube tem hoje um protocolo assinado com a Academia do Sporting e acaba por ser a escolha das famílias, na altura de colocar os filhos no desporto. Por ser perto de casa e por saberem que quem trabalha no clube são, também, cidadãos locais.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados