Fundado em 1936, como um dos três emblemas criados pelo Grupo Desportivo CUF de Lisboa, o “Clube de Futebol Os Unidos” ascendeu rapidamente ao patamar mais alto do futebol nacional. Em 1940, devido a imposições por parte do Estado Novo, alterou a sua designação para Clube de Futebol Os Unidos de Lisboa. A sua presença na I Liga durante três temporadas consecutivas foi, então, considerada um feito notável. A equipa, oriunda do Bairro Padre Cruz, em Carnide, defrontou os grandes nomes da época, mostrando a sua valia e ambição. Unidos de Lisboa – a breve glória lisboeta na elite do futebol português.
O Clube de Futebol Os Unidos, fundado como Grupo Desportivo CUF de Lisboa, em 1936, nasceu na Quinta da Calçada, em Lisboa. A partir de 1940, com a mudança de nome, o clube destacou-se e alcançou grandes feitos. Assim como a CUF, os atletas também eram trabalhadores da ‘empresa-mãe’.
A sua ascensão à I Liga, através de campeonatos distritais, foi um feito notável, demonstrando a qualidade e o empenho dos seus fundadores e atletas. Além da I Liga, o clube alcançou, então, as meias-finais da Taça de Portugal em duas vezes seguidas: 1940/41 (eliminado pelo Sporting) e 1941/42 (afastado pelo Belenenses).
A presença do Unidos de Lisboa na I Liga foi um período de grande visibilidade. Nas temporadas de 1940/41, 1941/42 e 1942/43, o Unidos de Lisboa lutou pela manutenção, enfrentando desafios e superando obstáculos, sempre no Estádio Dr. Agostinho Lourenço.
Entre os melhores resultados alcançados, nota para triunfos expressivos sobre o FC Porto – 4-2 em 1941/42 e 6-2 em 1942/43 – o Vitória de Guimarães – 5-1 em 1941/42 e 14-0 em 1942/43 – e a Académica (7-4 em 1942/43). Nota ainda para o empate (3-3) frente ao Benfica, ainda no Campo Grande, em 1942/43.
A equipa mostrou resiliência, deixando, então, uma marca de relevo na história do futebol nacional. Especialmente na última temporada na I Liga, quando terminou num incrível 4º lugar, só atrás de Benfica, Sporting e Belenenses. Em 1944, com o fim da proibição de nomes corporativos, o clube voltou a integrar a CUF Lisboa. E em 1944/45, sagrar-se-ia, então, vice-campeão da Segunda Divisão.
O clube dissolveu-se, então, em 1947 por falta de terrenos, mas haveria de regressar em 1954 sob o nome Unidos de Lisboa, já ignorando as ligações à CUF. A sua breve passagem pela elite é uma recordação da sua história e potencial. O clube continua ativo, mantendo viva a chama do futebol no Bairro Padre Cruz, um histórico que merece ser recordado. A última equipa sénior jogou, então, em 2008/09, e atualmente o clube foca-se no desenvolvimento de equipas de formação.
Hoje em dia, e nos últimos anos, a grande força do clube é, então, a formação. E é, também, ‘acolher’ os locais e direcioná-los para as escolhas certas no dia-a-dia. O clube tem hoje um protocolo assinado com a Academia do Sporting e acaba por ser a escolha das famílias, na altura de colocar os filhos no desporto. Por ser perto de casa e por saberem que quem trabalha no clube são, também, cidadãos locais.
A magia da Taça de Portugal entrou em ação na segunda eliminatória. Equipas de divisões distritais e do Campeonato de Portugal causaram surpresa e eliminaram adversários teoricamente favoritos. Foi um domingo cheio de emoção na Taça de Portugal e não faltou a magia típica da prova rainha. Celoricense, Resende, Olivais e Moscavide, Portimonense, Silves e [...]
Ao contrário dos jogadores, o mercado de treinadores está sempre aberto. Apesar da sólida reputação em torno dos técnicos portugueses, que nos últimos anos têm sido cada vez mais valorizados no panorama do futebol mundial, existem alguns sem clube. Quando os maus resultados aparecem, é difícil para um clube, sob a pressão dos adeptos, justificar [...]
Fundado em 1938, na cidade de Santo Tirso, o Futebol Clube Tirsense é um dos históricos do futebol português. O clube viveu tempos de glória entre o final da década de 80 e os anos 90, mas, desde então, tem vivido uma longa travessia no deserto, longe da elite nacional. Com mais de 250 jogos [...]
Leonardo Gaciba, aposentado das suas funções desde 2010, ficou conhecido pelo árbitro que conseguiu fugir de três desastres. Primeiro, escapou de um acidente fatal de autocarro e depois de duas quedas de aviões, incluindo a que transportava o plantel da Chapecoense. Em todos esses momentos não chegou a viajar por motivos de pura sorte, ou [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.