Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

“Antes do jogo com o Benfica, íamos ver o PSG-Benfica na televisão a pensar em analisar o adversário. E eu adormeci no sofá…”

“Antes do jogo com o Benfica, íamos ver o PSG-Benfica na televisão a pensar em analisar o adversário. E eu adormeci no sofá…”

“Antes do jogo com o Benfica, íamos ver o PSG-Benfica na televisão a pensar em analisar o adversário. E eu adormeci no sofá…”

CraquesCraques|

José Vala, antigo jogador do Caldas e treinador do clube há dez épocas consecutivas, é o convidado desta semana do podcast Final Cut, da agência Sports Tailors. Na antecâmara da receção ao Sp. Braga nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, o experiente técnico recordou os anteriores duelos mediáticos na prova rainha. Como o jogo com o Benfica, na Mata, em 2022/23. “Antes do jogo com o Benfica, íamos ver o PSG-Benfica na televisão para analisar o adversário. E eu adormeci no sofá…”, conta. As meias-finais, em 2017/18, frente ao Desportivo das Aves, também tiveram uma história: “No dia do jogo com o Aves, descansámos nos corredores do hotel em Vizela porque o presidente não pagou os quartos…” Já num tom mais sério, deixou rasgados elogios à equipa de Carlos Vicens. “Nos jogos com o Sporting e o FC Porto, os dois primeiros classificados do campeonato, o Sp. Braga foi superior em qualidade de jogo”, considerou, perspetivando um duelo intenso no Campo da Mata.

Hiperligação teaser: https://youtu.be/Cthnuedas9g

E aqui a ligação para o episódio completo, em estreia hoje às 21h30 no YouTube Sports Tailors

José Vala, treinador com fortes ligações ao Caldas SC, clube onde jogou e do qual é treinador principal desde a época 2016/17, é o convidado desta semana do Final Cut. A conversa teve como mote a receção ao Sp. Braga nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, jogo que se realiza a 23 de dezembro, mas acabou, também, por fazer uma retrospetiva à ligação do técnico ao clube e ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 10 anos.

“Sempre tive algum perfil de liderança, mas nunca pensei ser treinador”, admitiu quem via o irmão, Adriano Vala, como um “ídolo em tudo, não só no futebol.” E temas não faltaram à conversa. Desde logo, o mítico Tarzan das Caldas. Que ainda treina no clube. “O João passou ao lado de jogar a um nível altíssimo”, reconhece.

“Para os quartos não, que só pagámos até ao meio-dia…”

No Caldas, clube onde, diz, “se dá estabilidade e tempo”, também já viveu momentos difíceis. “Já cheguei a estar com um pé em casa e outro no clube”, atira. Sobre a ida às meias-finais da Taça de Portugal em 2017/18, há uma história curiosa. “Tínhamos um plano no dia do jogo na Vila das Aves. A seguir ao almoço íamos dar uma voltinha e vínhamos depois para o hotel descansar durante a tarde para depois jogarmos à noite. Quando o presidente nos diz assim: ‘Para os quartos não, que só pagámos até ao meio-dia’ [risos]. Acabámos a descansar nos corredores do hotel…”

Quanto a nomes marcantes, há vários. Mas há um especial. “O Thomas Militão é aquele jogador que qualquer treinador gostava de ter”, diz. E o jogo da Taça frente ao Benfica, em 2022/23, em que o Caldas só caiu nos penáltis também ficou marcado pela boa disposição. “A equipa técnica fez um jantar a meio da semana, antes do jogo com o Benfica. Íamos ver o PSG-Benfica, da Champions, para analisar o adversário. Mas eu tenho um problema com sofás. E adormeci [risos]. Eles postaram nas redes sociais a minha fotografia a dormir e escreveram: ‘O mister a analisar o Benfica…’”

A mensagem em vídeo de uma adepta muito especial

Numa conversa bastante humana, José Vala diz “não ser agarrado a nada” taticamente e deixou elogios ao Sp. Braga, adversário dos ‘oitavos’ da Taça de Portugal, no próximo dia 23 de dezembro. “Nos jogos com o Sporting e o FC Porto, o Sp. Braga foi superior em qualidade de jogo”, disse.

Por fim, José Vala foi ainda surpreendido com um vídeo muito especial que o deixou… em lágrimas. “Atingiram o meu ponto fraco”, admitiu. Falamos, então, da fervorosa adepta do Caldas e filha do treinador, Sofia Vala, que mandou uma mensagem ao pai antes de mais um duelo da Taça. A finalizar, José Vala explicou qual o reconhecimento que mais gostaria de ter: “[Sei que] Vou ser recordado como um dos bons treinadores do Caldas mas já é bom se me recordarem como boa pessoa.”

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados