Martin Braithwaite, nascido em Esbjerg, uma das várias cidades portuárias da zona oeste da Dinamarca do Sul, começou a jogar futebol desde cedo, como qualquer jogador. Ainda assim, o que é curioso neste atleta são os negócios que tem fora da carreira de jogador. Desde a área imobiliária até à restauração e à moda, a verdade é que o dinamarquês dá nas vistas por pertencer à lista de milionários da Forbes.
Braithwaite: o empresário que só joga pelo desporto. Pois, dinheiro não é problema. Recentemente, o avançado dos brasileiros do Grémio tornou-se, então, no primeiro dinamarquês de sempre a marcar um golo na Copa Sul-Americana – a segunda competição internacional de clubes da América do Sul.
Martin Braithwaite, ao que parece, joga futebol por gosto e não por necessidade. O trabalho que lhe rende mais é, então, no ramo imobiliário, nos Estados Unidos, mais especificamente em Nova Iorque. O avançado é proprietário da NYCE Companies, fundada em 2017, e tem parceria com o tio.
Esta empresa tem como objetivo investir em negócios imobiliários acessíveis mas quer “democratizar o acesso aos investidores imobiliários, permitindo que pequenos investidores participem de grandes projetos”. Isto é, o trabalho da NYCE está focado nos bairros que têm habitações pouco ou nada luxuosas, em bairros historicamente mais pobres de Filadélfia e Nova Jérsia.
O sucesso da NYCE Companies é, então, a cereja no topo do bolo do dinamarquês, porque, em junho de 2024, sete anos depois de fundar a empresa com 850 mil dólares, o valor dela já estava avaliado em 287 milhões de dólares. Estes dados colocaram Martin Braithwaite na lista dos milionários da revista Forbes.
Foi durante a pandemia, nos tempos em que o jogador “não tinha muito que fazer”, que começou, então, a desenvolver novos negócios com a esposa.
Além da imobiliária, o avançado tem a “Trente”, uma marca de roupa. Parceria que desenvolveu com a mulher, a jornalista francesa Anne-Laure Louis. Também tem um restaurante em Barcelona, chamado “Braithwaite’s Kitchen”. Este restaurante foi desenvolvido em colaboração com Anne.
Com passagens no Barcelona, Espanhol, Leganés e Toulose, o dinamarquês agora está no Brasil, no tricolor gaúcho. Curiosamente, tanto quando foi para o Barcelona, como para o Grémio, foi com vista à substituição de Luís Suárez.
Desde que saiu do Espanhol, de Barcelona, clube onde foi, então, o melhor marcador na última temporada em que em serviu os ‘pericos’, Braithwaite já marcou 16 golos em 32 jogos.
No último jogo, frente ao Sportivo Luqueño, na Copa Sul-Americana, o número 22 tornou-se no primeiro dinamarquês a faturar na competição. O cabeceamento, aos 71 minutos, deu a vitória e os primeiros três pontos na prova aos gremistas.
Depois da maioria dos jogos da 1.ª eliminatória terminarem na semana passada, este fim-de-semana ainda contou com quatro jogos. Todos estes encontros têm algo em comum: goleadas. Nestes quatro jogos de dia 5, 6 e 7 de setembro houve 25 golos! Este cenário de resultados expressivos sublinha a imprevisibilidade e a emoção que a Taça [...]
O futebol faz-se momentos que desafiam a lógica e que se eternizam na memória dos adeptos. Um dos grandes momentos do futebol fez 30 anos a 6 de setembro, quando o lendário guarda-redes colombiano protagonizou um movimento ‘escorpião’ na baliza ao serviço da Colômbia. A sua acrobática e audaciosa defesa não só evitou um golo, [...]
Em dia de Hungria-Portugal, o Craques falou com o defesa-central do Florgrade, internacional sub-19 dos magiares. Nasceu em Budapeste mas vive com os avós portugueses e vai dividir-se no jogo de mais logo. "Para mim, que sou 50/50 português e húngaro, vai ser difícil. Mas acho que Portugal vai ganhar 2-1", avisa. Aos 19 anos, [...]
O presidente e alguns adeptos do Carapinheirense ajudaram às obras de remodelação do estádio. Um deles pintou o emblema do clube numa fachada do recinto. É, por norma, nos clubes mais desconhecidos que surgem as melhores histórias de associativismo. No Carapinheirense, que milita na divisão de elite da distrital de Coimbra, o presidente e alguns [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.