
O 'chip' mudou e o Brito pode sonhar
O arranque de época do Brito até foi ao encontro das expetativas da equipa técnica, então liderada pelo antigo internacional Quim Berto, jogadores e direção. Com três vitórias, um empate e uma derrota nos primeiros cinco jogos, a equipa parecia estar lançada para uma época bastante positiva. Contudo, uma série de sete jogos apenas com uma vitória deixou os adeptos com dúvidas. Quim Berto nunca as teve, e até acabou por deixar o clube devido a questões extra-desportivas, mas nunca deixou de acreditar no plantel que ele próprio construiu. Com a ajuda do diretor-desportivo Carlos Ferreira. José Dias, presidente do Brito, pediu a Nélson Almeida, até ali jogador, para assumir a equipa no jogo frente ao Celoricense e… por lá ficou. O ‘chip’ mudou e o Brito pode sonhar.
“O presidente pediu-nos para ficarmos até ao jogo em Celorico, enquanto ele encontrava um treinador. Ganhámos ao Celoricense e perguntou-nos se queríamos continuar. Assim foi”, conta Nélson Almeida ao Craques. E explicou ainda por que é que o seu nome aparece sempre nos suplentes na ficha de jogo. “Vou sempre como jogador porque, para todos os efeitos, o treinador com o nível exigido é o Luís Miranda, que veio dos juniores do Celeirós”, conta.
Sobre a mudança de ‘chip’, a história é simples. “Antes do Celorico, a minha mensagem para o grupo foi a de que a classificação não refletia, de todo, a qualidade da equipa. Ganhámos lá. Depois perdemos 1-0 em Mirandela devido a um azar do nosso guarda-redes. Foi o único jogo em que sofremos golos. E após essa partida, somámos três vitórias consecutivas. Fruto do trabalho destes jogadores incríveis”, conta.

A verdade é que a mensagem passou para o grupo e os triunfos sucederam-se. E não foram triunfos quaisquer. Nomeadamente os últimos dois, sobre o Limianos (4-0) e Chaves B (1-0), equipas que ocupam os primeiros lugares da classificação desde o início da época. A equipa parece ter embalado e está agora em 3º lugar na Série A do Campeonato de Portugal, com 24 pontos (menos um jogo) e a 4 do Limianos (2º classificado).
Estes resultados são, segundo Nélson Almeida, fruto do planeamento de… Quim Berto. “Claramente. Foi o mister quem escolheu os jogadores que ficavam da época passada e também foi ele, juntamente com o diretor-desportivo, que escolheu os reforços. E temos um excelente plantel porque já saíram alguns jogadores e a equipa continua a dar esta resposta. O que mudou foi a pontinha de sorte que o mister não teve. Mudou o ‘chip’ e os resultados apareceram agora”, confessa.

Apesar de ver o Limianos a 4 pontos de distância, Nélson Almeida não embarca em euforias. “É verdade que temos um jogo em atraso – frente ao Ribeira Brava – e se o ganharmos podemos ficar a 1 ponto dos lugares de Apuramento de Subida. Mas também não podemos esquecer-nos de que só estamos 4 pontos acima da zona de descida”, avisa. E justifica esta cautela: “Estamos num campeonato muito competitivo, em que todas as equipas podem ganhar a todas as equipas. Temos de manter este espírito e entrar focados em cada jogo para procurar jogar bem e ganhar.”
Um dos pontos fortes do Brito é, sem sombra de dúvidas, a sua fortaleza defensiva. A equipa de Nélson Almeida detém a 2ª melhor defesa do campeonato – 13 golos sofridos, mais 3 do que o Vilaverdense – e atravessa uma fase especial neste capítulo. Com o novo técnico no comando, a equipa sofreu apenas um golo em cinco jogos.
“A equipa está bastante coesa neste momento. Sabe o que tem de fazer e mostra-se muito unida e, sobretudo, com a agressividade e empenho certos. É complicado fazer golos ao Brito neste momento”, considera, então, o treinador da equipa minhota.

Prometendo um Brito ambicioso até ao final da época, Nélson Almeida relembra o objetivo estabelecido desde o arranque. “A ideia foi sempre fazer melhor do que no ano passado. E em 2024/25, o Brito ficou em 5º lugar. Por isso, queremos melhorar esse registo. Lutar pela subida? Quem sabe… seria um feito histórico para o clube. Se der para sonhar com isso, vamos sonhar. Mas, primeiro, vamos trabalhar para manter o nível que temos apresentado nos últimos jogos.” Palavra de treinador.

O clima de contestação que se vive em Vila do Conde tem raízes profundas e começa, antes de tudo, dentro das quatro linhas. A temporada do Rio Ave FC tem sido marcada por maus resultados, falta de consistência e perda de competitividade, criando um ambiente de desconfiança que se agravou de forma clara com a [...]

Diogo divide os dias entre vários clubes, sempre com um objetivo claro: crescer no futebol. Preparador físico da equipa sénior da Nova SBE, assume que tudo passa pela adaptação. “O principal foi aprender a adaptar a teoria a pessoas reais”. Formado em Exercício e Bem-Estar, Diogo iniciou o percurso no Carcavelos e deu o salto [...]

O Elvas continua a mostrar que não abdica de ambição. Mesmo instalado no 8.º lugar da Série D do Campeonato de Portugal, com 22 pontos somados em 16 jornadas (6 vitórias, 4 empates e 6 derrotas), a sete pontos dos lugares de acesso à fase de promoção à Liga 3, o clube azul e ouro [...]

Num Europeu de andebol que entrou para a história de Portugal, com a Seleção a alcançar o 5º lugar, brilhou pela sua pujança a juventude e, sobretudo, a coragem de quem se estreou no maior palco continental. Entre os nomes que mais entusiasmam adeptos e técnicos esteve o de Pedro Tonicher. Guarda-redes de 23 anos [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.