Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

ADC São Mateus: o único "tomba-gigantes" da Taça de Portugal de futsal

ADC São Mateus: o único “tomba-gigantes” da Taça de Portugal de futsal

CraquesCraques|

O futsal português assistiu a um feito notável na 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, com a Associação Desportiva e Cultural de São Mateus a protagonizar a surpresa da ronda. A equipa do terceiro escalão nacional eliminou o SC Barbarense, que milita na II Divisão, após um jogo decidido nas grandes penalidades. Este triunfo consagra, assim, o São Mateus como o único “tomba-gigantes” desta fase da competição, garantindo um lugar na próxima ronda.

A 2.ª eliminatória da Taça de Portugal de futsal ficou marcada por um momento de glória para os famalicenses. O modesto São Mateus, que compete na III Divisão, recebeu e venceu o SC Barbarense, um adversário teoricamente superior que disputa a Série B da II Divisão Nacional. O jogo, disputado no Pavilhão Gimnodesportivo de Delães, em Vila Nova de Famalicão, foi, então, um verdadeiro espetáculo.

Uma batalha de 10 golos

A partida foi, assim, um autêntico teste à resistência das duas equipas. O São Mateus, a jogar em casa, não se intimidou com a diferença de escalão e impôs um ritmo frenético ao jogo. O resultado final do tempo regulamentar e do prolongamento foi um empate a cinco golos, um espelho da intensidade e da paridade que se verificou na quadra, marcado por 10 jogadores diferentes. O equilíbrio manteve-se até ao último segundo, forçando, pois, o desempate através da marcação de grandes penalidades.

A passagem à 3.ª eliminatória foi decidida nas grandes penalidades, depois do 5-5

A decisão fria da marca de penálti com sabor a vingança

Foi, pois, na lotaria das grandes penalidades que o São Mateus selou o seu destino e a sua entrada na história da competição. Com uma exibição de nervos de aço, a equipa da III Divisão foi mais eficaz, convertendo quatro pontapés contra apenas dois do SC Barbarense. A vitória por 4-2 nas grandes penalidades, após o 5-5 no final do prolongamento, confirmou a eliminação do SC Barbarense e a passagem do São Mateus à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Na última edição, mas na 3.ª eliminatória, o São Mateus foi eliminado pelo Barbarense por 3-2, em casa. Um ano depois de ter ficado pelo caminho por obra dos açorianos de Angra do Heroísmo, desta vez foram, então, os famalicenses a sorrir.

O único “tomba-gigantes” da ronda

O feito do São Mateus ganha uma dimensão ainda maior ao ser o único clube de um escalão inferior a conseguir eliminar um adversário ‘superior’ nesta fase da Taça de Portugal. O São Mateus leva, agora, o nome da freguesia de São Mateus de Oliveira para a próxima fase da prova rainha do futsal português, onde espera continuar a sonhar e, quem sabe, a surpreender.

A eliminatória ainda não está, então, completa e há uma hipótese do São Mateus não ser o único clube a surpreender. Ainda restam dois jogos, com possibilidade de, apenas, uma surpresa. O Dínamo Sanjoanense, primodivisionário em 2024/25, vai receber o CDE Corvo, da III Divisão Série Açores, dia 25 de novembro.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados