Fundada dois anos antes da própria emancipação do concelho de São João da Madeira, a Associação Desportiva Sanjoanense construiu um palmarés respeitável ao longo de um século de existência. O Estádio Conde Dias Garcia, com capacidade para 15 mil espectadores, já foi palco de grandes momentos do futebol português. Ali jogaram os alvinegros que, numa época dos anos 40 e em três na década de 60, marcaram, então, presença na elite nacional. A última aparição na I Divisão registou-se em 1968/69, mas a Sanjoanense deixou a sua marca na história como um dos poucos clubes do interior a alcançar o topo da hierarquia nacional. AD Sanjoanense – os alvinegros que já brilharam na elite.
A história da Sanjoanense confunde-se, então, com a própria história de São João da Madeira. Quando foi fundada em 1924, a cidade ainda não tinha autonomia administrativa, a qual só chegaria em 1926. O título da II Divisão, em 1965/66, é o reflexo mais fiel de uma instituição que sempre soube lutar pelo seu lugar no futebol nacional.
Além das conquistas, os alvinegros de Aveiro marcaram, então, presença na 2.ª Divisão durante grande parte do seu percurso no futebol profissional. É mesmo a competição que mais vezes disputaram.
O auge futebolístico da Sanjoanense chegou nas décadas de 60 e 70, quando o clube conseguiu estabelecer-se nos escalões superiores. As quatro presenças na I Divisão (1946/47, 1966/67, 1967/68 – onde obteve o melhor registo de sempre, o 10º lugar, sob a liderança do técnico Monteiro da Costa – e 1968/69) representam, então, o ponto mais alto de uma trajetória que colocou São João da Madeira no topo do futebol nacional.
O Estádio Conde Dias Garcia tornou-se numa fortaleza temida, onde os alvinegros construíram uma mística que ainda hoje ecoa nas bancadas. Durante as quatro participações na I Divisão, a ADS venceu 16 partidas, 14 das quais em casa – as duas vitórias enquanto visitante foram alcançadas em 1967/68, frente ao Vitória de Guimarães e Barreirense.
Entre os melhores resultados destaca-se, então, a primeira vitória na I Liga, frente ao SL Elvas por 3-0 (1946/47); a vitória no dérbi frente ao Beira-Mar, equipa contra quem nunca perdeu nesta divisão, por 1-0 (1966/67); e a maior goleada, obtida frente ao União de Tomar, por 4-1 (1968/69). Nessa última época enquanto primodivisionária, a ADS somou apenas três empates, mas contra três adversários de respeito: FC Porto e Vitória de Guimarães (ambos em casa) e Belenenses (no Restelo).
A grande novidade para atacar a próxima temporada chama-se Miguel Lopes. O extremo, de 30 anos, feitos dia 1 de agosto, eleito o melhor jogador do Campeonato de Portugal na última época, trocou o Lusitano de Évora pelos alvinegros numa transferência surpreendente. Com 19 golos e 16 assistências na temporada passada, o jogador chega como uma das grandes esperanças para fazer uma época de alto nível.
Miguel Lopes não é apenas um reforço de qualidade para a equipa do argentino Juan Cruz, é também uma espécie de amuleto para esta campanha da Liga 3. Em 2022/23, a única época em que jogou nesta divisão, o extremo ajudou, então, o Belenenses a subir à Liga 2. Agora, os adeptos sanjoanenses sonham que a magia do melhor jogador do Campeonato de Portugal em 2024/25 se repita no Conde Dias Garcia.
O Académico de Viseu conseguiu reforçar o primeiro lugar da Série A da Liga Revelação, aproveitando o deslize do Gil Vicente. A equipa sub-23 de Viseu venceu na casa do Famalicão, por 2-0, e somou a terceira vitória consecutiva. O Gil Vicente podia ter tentado o assalto à liderança, mas escorregou em Vila Conde, com [...]
O Futebol Clube Pereirense, fundado em 2001 e a competir na 2.ª Divisão da AF Beja, tem enfrentado tempos desafiadores, marcados por resultados adversos e a necessidade de reconstrução. Apesar das dificuldades, o empate na terceira jornada com o Santa Clara-A-Nova trouxe um novo alento à equipa, que busca consolidar um projeto a longo prazo. [...]
Há cinco equipas que lideram divisões distritais da AF Porto de forma isolada: Sousense, Baião, Padroense, Várzea e Senhora da Hora. Descobre quem está em melhor forma. As divisões distritais da AF Porto foram arrancando, de forma gradual, nas últimas semanas, e há várias equipas em bom destaque. Sousense, Baião, Padroense, Várzea e Senhora da [...]
O Benfica sofreu uma derrota por 1-0 frente ao Chelsea em Stamford Bridge, na segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, um resultado que agrava a situação dos encarnados na competição. Este jogo marcou o regresso de José Mourinho ao palco onde fez história, mas onde, como visitante, a sua sorte tem [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.