
Portimonense SC - do triunfo europeu à luta pela permanência na Liga 2
Apesar de não viver o pior momento da sua existência, a verdade é que temos vindo assistir a uma queda do Portimonense SC nos últimos anos, principalmente desde que foi relegado para a Segunda Liga em 2023/24. Durante os primeiros anos da sua história, o clube algarvio afirmou-se como um dos maiores na sua região. Com o passar dos anos, subiu a pulso na hierarquia do futebol português, até chegar aos palcos mais altos, nacionais…e internacionais. Portimonense SC – do triunfo europeu à luta pela permanência na Liga 2.
Na final da época de 1975/76, após muitas tentativas, o clube algarvio conseguiu finalmente a tão desejada subida à Primeira Liga portuguesa. Embora tenho sido relegado novamente para a Segunda Divisão ao fim de duas épocas, esta subida representou, então, um marco importante na história do emblema alvinegro. Após aquela época, os algarvios conseguiram a estabilidade necessária, para nunca mais ficar muito tempo longe dos escalões mais altos.
Seguiram-se onze temporadas consecutivas na Primeira Liga entre 1979/80 e 1989/90. O que se revelou, então, um feito histórico para a cidade de Portimão. Foi importante também para o Portimonense poder aproximar-se de clubes da mesma região como o SC Olhanense ou o SC Farense, os quais já haviam conseguido feitos similares mais cedo.

Mas o apogeu da equipa das ‘águias do Sul’ foi outro. Na temporada de 1984/85, o Portimonense de Manuel José acabou na quinta posição do campeonato, a melhor classificação da história do clube. Tal resultado valeu o bilhete para as qualificações da antiga Taça UEFA, hoje denominada Liga Europa. O conjunto algarvio acabou por cair logo na primeira fase diante do gigante sérvio Partizan, com um agregado de 4-1 nas duas mãos. Porém, para história fica uma vitória europeia que foi vista de perto por todos os portimonenses. À passagem do minuto 53 do encontro da primeira mão, disputada em casa, o herói Correia Gomes Mara apontou aquele que é, talvez, o golo mais importante da história do clube.
Entre 2017 e 2024, o Portimonense viveu um dos períodos mais consistentes e relevantes da sua história recente. Depois do insucesso da época 2010/11, o clube algarvio regressou, então, à Primeira Liga, onde conseguiu manter-se durante sete temporadas consecutivas. No entanto, essa permanência nunca se traduziu em verdadeira estabilidade, já que raramente conseguiu escapar às lutas pela permanência e nunca transmitiu a solidez competitiva esperada de um clube da elite.

Em 2019/20 chegou mesmo a terminar em zona de despromoção, mas acabou por ser salvo administrativamente, beneficiando da descida do Vitória FC, sendo este punido por graves irregularidades financeiras e estruturais que o empurraram para o último escalão do futebol português. A queda, porém, acabaria mesmo por chegar alguns anos mais tarde, em 2023/24. Na Segunda Liga, quando se esperava que voltasse a subir, acabou, porém, por ficar muito mais próximo de uma nova despromoção, desta vez à Liga 3.
Contudo a esperança dos adeptos renasce todos os anos, e este não foi exceção. Neste momento, à entrada para a oitava jornada, o Portimonense encontra-se no sétimo lugar da Liga 2, ainda com tempo para ter muitas esperanças.

Várias figuras importantes fizeram parte da história do clube e deram o seu contributo precioso, como Skoda, Vado, Aurélio, José Pedro, Teixeirinha ou Ricardo Pessoa. Este último, emblemático capitão, é o jogador com mais jogos disputados ao serviço do Portimonense SC com 426 partidas, espalhadas por 12 temporadas. Já o troféu de melhor marcador da história dos alvinegros, esse, fica para o avançado Jorge Pires com 62 golos, marcados em seis temporadas.

Outras caras mais atuais e igualmente bem conhecidas do futebol português também já passaram por Portimão. Nomeadamente Shoya Nakajima, Jackson Martínez, Galeno, Nuno Valente, Wilson Eduardo ou ainda Beto, atual ponta-de-lança dos ingleses do Everton. Portimonense SC – do triunfo europeu à luta pela permanência na Liga 2.

As divisões distritais têm protagonizado muitos goleadores. Confere qual é o top-10 dos melhores marcadores dos escalões inferiores em Portugal até dezembro. Muitos têm sido os golos marcados nas divisões distritais e os jogos têm sido empolgantes. O Craques.pt analisou todas as divisões distritais em Portugal para descobrir quem são os melhores marcadores até dezembro, [...]

Existe um grande equilíbrio pontual na Série A da Liga 3, especialmente nos lugares mais acima da tabela. Três equipas surgem com os mesmos 16 pontos entre o segundo e quarto lugar, menos um que o líder Trofense, seguidas do quinto classificado também com apenas menos um ponto. Apesar de estarmos ainda no início da [...]

Depois de um início fulgurante onde chegou a ser líder da AF Braga, o GD Joane soma agora três derrotas consecutivas e prepara-se para a estreia na Taça em clima de recuperação. A formação joanense está, agora, a oito pontos da liderança após perder frente a três adversários do top-9 da AF Braga Liga bigONE [...]

A formação do Lagoa AC continua a brilhar na temporada. A equipa de andebol mantém-se 100% vitoriosa na Zona 4 da 3.ª Divisão, e já superou as duas primeiras eliminatórias da Taça de Portugal. A equipa do Lagoa AC tem mostrado grande consistência e capacidade competitiva nesta temporada. A formação algarvia está invicta na III [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.