Portimonense SC - do triunfo europeu à luta pela permanência na Liga 2
Apesar de não viver o pior momento da sua existência, a verdade é que temos vindo assistir a uma queda do Portimonense SC nos últimos anos, principalmente desde que foi relegado para a Segunda Liga em 2023/24. Durante os primeiros anos da sua história, o clube algarvio afirmou-se como um dos maiores na sua região. Com o passar dos anos, subiu a pulso na hierarquia do futebol português, até chegar aos palcos mais altos, nacionais…e internacionais. Portimonense SC – do triunfo europeu à luta pela permanência na Liga 2.
Na final da época de 1975/76, após muitas tentativas, o clube algarvio conseguiu finalmente a tão desejada subida à Primeira Liga portuguesa. Embora tenho sido relegado novamente para a Segunda Divisão ao fim de duas épocas, esta subida representou, então, um marco importante na história do emblema alvinegro. Após aquela época, os algarvios conseguiram a estabilidade necessária, para nunca mais ficar muito tempo longe dos escalões mais altos.
Seguiram-se onze temporadas consecutivas na Primeira Liga entre 1979/80 e 1989/90. O que se revelou, então, um feito histórico para a cidade de Portimão. Foi importante também para o Portimonense poder aproximar-se de clubes da mesma região como o SC Olhanense ou o SC Farense, os quais já haviam conseguido feitos similares mais cedo.
Mas o apogeu da equipa das ‘águias do Sul’ foi outro. Na temporada de 1984/85, o Portimonense de Manuel José acabou na quinta posição do campeonato, a melhor classificação da história do clube. Tal resultado valeu o bilhete para as qualificações da antiga Taça UEFA, hoje denominada Liga Europa. O conjunto algarvio acabou por cair logo na primeira fase diante do gigante sérvio Partizan, com um agregado de 4-1 nas duas mãos. Porém, para história fica uma vitória europeia que foi vista de perto por todos os portimonenses. À passagem do minuto 53 do encontro da primeira mão, disputada em casa, o herói Correia Gomes Mara apontou aquele que é, talvez, o golo mais importante da história do clube.
Entre 2017 e 2024, o Portimonense viveu um dos períodos mais consistentes e relevantes da sua história recente. Depois do insucesso da época 2010/11, o clube algarvio regressou, então, à Primeira Liga, onde conseguiu manter-se durante sete temporadas consecutivas. No entanto, essa permanência nunca se traduziu em verdadeira estabilidade, já que raramente conseguiu escapar às lutas pela permanência e nunca transmitiu a solidez competitiva esperada de um clube da elite.
Em 2019/20 chegou mesmo a terminar em zona de despromoção, mas acabou por ser salvo administrativamente, beneficiando da descida do Vitória FC, sendo este punido por graves irregularidades financeiras e estruturais que o empurraram para o último escalão do futebol português. A queda, porém, acabaria mesmo por chegar alguns anos mais tarde, em 2023/24. Na Segunda Liga, quando se esperava que voltasse a subir, acabou, porém, por ficar muito mais próximo de uma nova despromoção, desta vez à Liga 3.
Contudo a esperança dos adeptos renasce todos os anos, e este não foi exceção. Neste momento, à entrada para a oitava jornada, o Portimonense encontra-se no sétimo lugar da Liga 2, ainda com tempo para ter muitas esperanças.
Várias figuras importantes fizeram parte da história do clube e deram o seu contributo precioso, como Skoda, Vado, Aurélio, José Pedro, Teixeirinha ou Ricardo Pessoa. Este último, emblemático capitão, é o jogador com mais jogos disputados ao serviço do Portimonense SC com 426 partidas, espalhadas por 12 temporadas. Já o troféu de melhor marcador da história dos alvinegros, esse, fica para o avançado Jorge Pires com 62 golos, marcados em seis temporadas.
Outras caras mais atuais e igualmente bem conhecidas do futebol português também já passaram por Portimão. Nomeadamente Shoya Nakajima, Jackson Martínez, Galeno, Nuno Valente, Wilson Eduardo ou ainda Beto, atual ponta-de-lança dos ingleses do Everton. Portimonense SC – do triunfo europeu à luta pela permanência na Liga 2.
Quem for sócio do Vitória de Setúbal até 2 de janeiro, passará a deter parte do passe de Pedro Catarino, avançado do clube. É uma iniciativa pouco usual, mas que pode dar bastantes frutos. O Vitória de Setúbal decidiu avançar com uma campanha inovadora de angariação de sócios e, para isso, "oferece" uma parte do [...]
Fundado a 14 de agosto de 1914, o Portimonense SC é já um clube centenário e um dos históricos portugueses. Para lá de ser um dos clubes que traz mais relevância ao futebol algarvio, conquistou também, ao longo dos anos, uma enorme notoriedade dentro do futebol nacional. Especialmente na Segunda Liga, onde se tornou uma [...]
O lutador português Pedro Carvalho sagrou-se, na noite se sábado, campeão do mundo de artes marciais mistas (MMA), ao vencer Damien Lapilus no WNC3. Foi uma noite para a história dos desportos de combate em em Portugal. Pedro Carvalho sagrou-se campeão do mundo de MMA, na categoria de peso-pena, na liga WNC3. O português derrotou [...]
Separados apenas por três pontos a 12 jornadas do fim do Brasileirão, Palmeiras e Flamengo prometem uma luta incessante pelo título, a acompanhar de perto. De um lado o Verdão, líder isolado, e transformado por Abel Ferreira. Do outro, o Flamengo, de Filipe Luís, que procura um troféu que não conquista desde 2020. Um duelo [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.