
A lenda Duplantis cresce centímetro a centímetro
Grão a grão, enche a galinha o papo. É seguindo este ditado popular que o super-atleta Armand Duplantis continua a fazer história na modalidade de Salto com Vara. Quando, a 8 fevereiro de 2020, ‘Mondo’ bateu o recorde anterior de Bubka ao saltar 6,17 metros, nunca ninguém diria que poderia, um dia, aproximar-se da marca de 6,30 metros. Mas, cinco anos e 13 recordes mundiais depois, Duplantis saltou, há poucos dias em Budapeste, uns incríveis 6,29 metros e espantou – como se isso já fosse possível – o Mundo. A lenda Duplantis cresce centímetro a centímetro.
Há dias, falámos aqui do Senhor Penáltis. Agora, o foco está no Senhor Recordes. Porque, a verdade é que, face aos recordes consecutivos que ‘Mondo’ insiste em bater, já ninguém coloca, então, limites ao saltador sueco. De 2022 para cá, Duplantis apresenta uma média de 3 recordes mundiais por ano, e a última vez ocorreu, então, na 3ª feira passada, em Budapeste, no Gyulai István Memorial.
Neste momento, Duplantis está apenas a um centímetro da marca de 6,30 metros. O que a acontecer, significaria que a lenda sueca conseguiria ‘dobrar’ os 3,15 metros que estabeleceram o primeiro recorde mundial de sempre. Alcançado, então, pelo britânico Francis Temple, a 16 de outubro de… 1849.
Nos anos 80 e 90 do século passado, altura em que o ucraniano Sergey Bubka estabelecia recordes mundiais no salto com vara, a modalidade era gerida de forma diferente. A Federação Internacional de Atletismo separava as provas em pista coberta e ao ar livre, pelo que Bubka, quando terminou a carreira, tinha dois recordes diferentes: 6,15 mts em pista coberta e 6,14 mts ao ar livre.

En função de haver dois espaços, Bubka bateu, então, o recorde 35 vezes. Mas, depois disso, a Federação unificou tudo e o recorde agora vale para ambas as pistas.
‘Mondo’ Duplantis, por sua vez, bateu o recorde mundial por 13 vezes, mas elevou a modalidade a outro patamar. O prodígio sueco, ao chegar agora aos 6,29mts, já bateu o recorde de Bubka em… 14 centímetros! Considerando que estas metas são batidas centímetro a centímetro, percebe-se, então, a dimensão deste feito.
Nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, quando Duplantis estabeleceu, então, o recorde de 6,25 metros, Bubka elogiou o prodígio sueco. “Trata-se de um momento fantástico para o desporto e para o sucesso dos Jogos Olímpicos. Ele [Duplantis] é um grande homem, um notável atleta. Estamos todos orgulhosos dele. Isto é história”, disse o ucraniano.

Face ao que Duplantis tem alcançado, será sempre injusto pensar que, por exemplo, os 6,29 mts serão o seu limite. Para a lenda sueca não há limites, até porque o próprio já disse querer chegar aos 6,30mts ainda este ano. Por isso, devemos, então, olhar já para as próximas etapas da Diamond League, onde ‘Mondo’ pode voltar a bater recordes.
Próximas etapas da Diamond League
Amanhã – Silesia, Polónia
20 de agosto – Lausanne, Suíça
22 de agosto – Bruxelas, Bélgica
27–28 de agosto – Zurique, Suíça

Avançado formado no Sporting brilha no Vasco da Gama e já marcou a todos os rivais cariocas. Há histórias que se escrevem devagar, mas a de Nuno Moreira no Brasil está a ser escrita a galope. O avançado português, de 26 anos, nascido em Espinho e formado no Sporting, tornou-se uma das figuras mais consistentes [...]

Madalena Costa, de 17 anos, sagrou-se campeã mundial de patinagem livre e tornou-se na primeira portuguesa a conquistar o título sénior. É um feito histórico para Portugal. Madalena Costa, de apenas 17 anos, sagrou-se campeã mundial de patinagem livre, sendo a primeira portuguesa a conquistar o título mundial sénior na modalidade. No Campeonato do Mundo, [...]

As equipas portuguesas, Benfica e Sporting, voltaram a brilhar na fase de liga da UEFA Youth League, garantindo vitórias importantes na terceira jornada. Estes triunfos surgem após uma jornada sem êxitos para ambos os clubes, que tinham, no entanto, começado a competição com vitórias na ronda inaugural. O Benfica impôs-se com uma goleada expressiva em [...]

Aos 36 anos, o experiente avançado, natural da zona Centro do País, assinou pelo Vigor da Mocidade. É já o décimo clube que representa da AF Coimbra, o oitavo enquanto sénior. Além disso, representou ainda três clubes da AF Aveiro. Mas o pontapé-canhão promete dar cartas e fazer jus ao nome do clube que agora [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.